terça-feira, 21 de agosto de 2012

Caçadores de animais silvestres são presos na Paraíba

Um grupo de caçadores foi preso, neste final de semana, na Paraíba, por caça ilegal de animais silvestres no Sertão do Estado, divulgou nesta segunda-feira (20) a Superitendência do Ibama. Segundo o órgão, foram detidos três homens que realizavam o transporte dos bichos.

As prisões ocorreram durante a operação 'Voo Livre', realizada nos municípios de Brejo do Cruz, São Bento e Pombal. Uma equipe de agentes ambientais federais do Ibama realizava o monitoramento de áreas de postura de ovos das pombas da espécie Zenaida auriculata, a popular arribaçã, e também montava barreiras em rodovias quando se deparou com os suspeitos.

Na primeira abordagem, foi detido um motociclista que transportava 13 arribaçãs abatidas. Logo em seguida, a equipe parou uma caminhonete levava caçadores, cães de caça e 14 tatus-peba e um tamanduá mirim. O tatu-peba aparece nas listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção. Os dez animais que estavam vivos foram soltos pelos agentes do Ibama em seu habitat, enquanto os abatidos foram incinerados pela equipe.

As multas aplicadas somaram R$ 81,5 mil. A motocicleta e a caminhonete utilizados para a prática dos crimes também foram apreendidas e estão retidas no pátio do escritório do Ibama em Souza, no Sertão da Paraíba. Foram apreendidas ainda duas espingardas, bem como equipamentos utilizados para a caça, como lanternas e enxadotes. Os infratores foram conduzidos à delegacia de Brejo do Cruz, onde foram qualificados. Além das penalidades administrativas impostas pelo Ibama, os autuados devem responder por crime ambiental na justiça.








NE10







Por:Vadilson Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o blog vadilson oliveira...!