sábado, 29 de outubro de 2011

Lula é diagnosticado com tumor na laringe.

SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor na laringe, segundo boletim médico divulgado na manhã deste sábado pelo Hospital Sírio-Libanês. Lula terá de fazer tratamento com sessões de quimioterapia. A doença foi constatada após avaliação multidisciplinar.
INESPERADO : Dilma se diz surpresa e preocupada com câncer de Lula; doença pega família e amigos de surpresa.

TRATAMENTO : Médicos tentarão preservar órgãos afetados por câncer em Lula
DOENÇA : Fumo é a principal causa do câncer na laringe e quimioterapia sugere estágio avançado da doença
HISTÓRICO : Diagnóstico de câncer de Lula acontece sete meses após morte de José de Alencar e dois anos depois de Dilma tratar linfoma
 O tumor de Lula é um carcinoma epidermoide. Segundo a Associação Médica Brasileira, o carcinoma é um câncer de origem epitelial, tecido que reveste cavidades internas de determinado órgão.
O diretor do Departamento de Oncologia do Sírio, o médico Paulo Hoff, confirmou ao GLOBO que Lula está câncer.
- Rouquidão é o sintoma típico desse tipo de tumor - disse ele, confirmando que Lula não tem sentido dores na garganta nos últimos dias.
Lula não ficará internado, segundo Hoff.
- O tratamento começa nos próximos dias - disse o médico, explicando que o tratamento em caráter ambulatorial, como informado no boletim, poderá ser feito na própria casa do ex-presidente.
A equipe médica que acompanha o ex-presidente é formada pelos médicos Roberto Kalil, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Giberto Castro e Rubens V. de Brito Neto. Segundo Katz, o tratamento ao qual será submetido o ex-presidente buscará preservar os órgãos afetados pela doença (supraglote, glote e subglote):
- O tratamento tem caráter curativo e não deve afetar a voz do ex-presidente.
Katz acrescentou que a quimioterapia, realizada em três ciclos, será o primeiro passo do tratamento.
- Depois, vamos avaliar qual caminho seguir - disse o médico, acrescentando que o estado de saúde do ex-presidente é bom.
O presidente do Instituto Cidadania, Paulo Okamoto, um dos amigos mais próximos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse neste sábado que Lula vinha reclamando além do comum de uma rouquidão.
- A gente vinha percebendo que a rouquidão dele (Lula) vinha aumentando, e ele mesmo estava reclamando disso - disse Okamoto.
O ator José de Abreu, amigo de Lula, contou no Twitter que a doença foi descoberta na sexta-feira, quando o ex-presidente levou a mulher, Marisa, para tratar uma dor de cabeça. Lula aproveitou para fazer um check-up e foi localizado um nódulo na garganta.
A descoberta da doença foi anunciada dois dias depois de Lula comemorar seu aniversário de 66 anos na cobertura de sua casa. Ele deu uma festa com bolo, pizzas e a presença de ministros e políticos
Abaixo, a íntegra do boletim do Hospital Sírio-Libanês:
"O ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe. Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial. A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto".


Fonte: Blog Tabira Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o blog vadilson oliveira...!