quinta-feira, 5 de abril de 2012

Em PE, médicos presos suspeitos de comércio ilegal de botox são soltos

Os três médicos presos durante a Operação Narke, deflagrada na terça-feira (3) pela Polícia Federal (PF) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em oito estados brasileiros, foram soltos através de habeas corpus concedidos pela Justiça. Eles vão responder ao processo em liberdade.


A investigação apura denúncias de comercialização clandestina de toxina botulínica, o chamado “botox”, usada para tratamentos estéticos e de saúde. A PF informou que o inquérito e as investigações estão em andamento. Os materiais apreendidos na ação, ainda não contabilizados, passarão por análise. 

Os médicos foram presos em Caruaru, no Agreste pernambucano, e no Recife. Outra médica não chegou a ser detida na capital pernambucana, mas será indiciada porque também tinha o produto em estoque.  "Essa médica, responsável por um dos materiais encontrados, não estava no consultório no momento da ação policial”, explicou Ricardo Saldanha, perito da Polícia Federal.


A Operação Narke cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão temporária, sendo dois desses também registrado o flagrante delito pelo crime de possuir em depósito o medicamento ilegal, e cinco de conduções coercitivas. Mais quatro pessoas foram presas em flagrante durante a ação da PF, totalizando oito detidos. Sessenta e seis profissionais de saúde, sendo cerca de 40 do Recife, já foram intimados a depor para prestarem esclarecimentos às investigações.

Na terça-feira, a PF apresentou parte dos medicamentos apreendidos. Os frascos eram comercializados como sendo toxina botulínica, mas apresentavam o produto numa quantidade menor que a autorizada pela Anvisa. Também foram apreendidas ampolas de um remédio usado para queima de gordura localizada, mas esse medicamento não tem registro no Brasil. 

As investigações começaram há nove meses e apontaram a venda ilegal de botox principalmente em estados do Nordeste, como Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe. Os mandados judiciais foram contra distribuidores, profissionais de saúde e clínicas em João Pessoa (PB), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Caruaru (PE), Patos (PB), Natal (RN), Teresina (PI), Aracaju (SE) e Maceió (AL).

No Recife, um revendedor de produtos falsificados foi preso em flagrante. O material foi encontrado em um depósito no bairro de Campo Grande, na Zona Norte. Depois de prestar depoimento, ele foi encaminhado ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima. "O próximo passo é ouvir profissionais de saúde, entre médicos e esteticistas, que faziam uso desses produtos ilícitos. Queremos saber se eles sabiam que eram falsos. O mais provável é que sim, já que eles compravam com preços muito abaixo do valor de mercado e os pacientes pagavam pelo produto original. Então, acreditamos que eles faziam isso visando lucro", explicou o delegado Humberto Freire.

A toxina botulínica ilegal, de acordo com a PF, é vendida a preços entre R$ 350 e 400 a unidade, enquanto a substância autorizada pela Anvisa pode custar até R$ 1 mil. O delegado informou que a perícia no material revelou que os frascos não tinham qualquer identificação e muitos também não continham a substância na fórmula.

As investigações indicaram que as toxinas estão em circulação no mercado há pelo menos cinco anos. "A origem dos produtos ainda será investigada. Os revendedores recebiam os produtos, na maioria das vezes, por via postal e repassavam diretamente para médicos e esteticistas", informou o superintendente da PF em Pernambuco, Marlon Jefferson de Almeida.

Os envolvidos podem responder por crimes contra a saúde pública, contrabando e formação de quadrilha. Os acusados podem pegar pena de dez a 15 anos. A operação contou com cerca de 80 policiais em todo o Brasil e o inquérito deve ser concluído em 30 dias.


G1





Por:Vadilson Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o blog vadilson oliveira...!