Blog do Vadilson Oliveira A Notícia em Tempo Real..!!!: Dois são presos suspeitos de furtar água no Sertão de Pernambuco

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois são presos suspeitos de furtar água no Sertão de Pernambuco

Postado Por: Vadilson Oliveira - quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ligação de água clandestina em Cabrobó (Foto: Divulgação/ Compesa)
Duas pessoas foram presas na operação de combate a furtos de água na Adutora do Sertão, localizada em uma das regiões mais castigadas pela escassez de chuvas em Pernambuco.
Os flagrantes foram realizados na segunda-feira (5), em Cabrobó, quando a ação começou. Até esta quarta (7), pelo menos 30 ligações irregulares foram suprimidas e quatro mil metros de tubulações clandestina, retirados.

 Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Cabrobó, onde continuam detidos. Um deles foi autuado por furtar água da adutora, ao realizar um furo na estrutura. O outro tinha autorização da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para utilizar a água no consumo humana, mas usava para irrigar plantações.

A operação Água Legal segue até sexta-feira (9), com o apoio do Ministério Público e da Secretaria de Defesa Social, por meio da Polícia Militar. A Compesa identificou, através de sobrevoo de helicóptero da polícia, 45 pontos de possíveis irregularidades.

A Companhia decidiu realizar esta ação por conta das perdas identificadas no fornecimento de água em cidades como Salgueiro, Terra Nova, Verdejante e Serrita, atendidas pela adutora. "A gente estava perdendo mais de 100 litros por segundo, o que daria para abastecer uma cidade com 40 mil habitantes", disse o diretor regional da Compesa, Fernando Lôbo.

Este tipo de operação vem sendo realizado pela Companhia ao longo deste ano. A diferença agora, segundo o diretor, é que as penalidades serão maiores para os infratores. "A gente notava que, mesmo conversando, abrindo um Boletim de Ocorrência, as mesmas pessoas voltavam a furtar água. Agora, buscamos ajuda no Ministério Público e Defesa Social, e elas poderão até ser presas mesmo", explicou Fernando Lôbo.

A preocupação maior, para o diretor, é com a situação de desabastecimento em áreas urbanas onde não há perspectivas de chuvas. Como resultado da operação desses dois dias, a Compesa afirma que já conseguiu abastecer melhor as cidades atendidas pela Adutora do Sertão.

"Salgueiro estava com [vazão de] 145 litros por segundo, hoje amanheceu com 215 litros por segundo. Só para ter uma ideia, uma ligação clandestina equivale a um litro de água por segundo, em média, o que dá para atender 260 famílias por mês. Se eu tiro 30 ligações clandestina, cerca de 30 mil pessoas a mais terão abastecimento", falou Lôbo.




G1

SIGA NOSSO PORTAL EM »: Twitter ,TORNA-SE UM FÃ EM »: Facebook .FIQUE ATUALIZADO VIA » RSS

0 comentários for " Dois são presos suspeitos de furtar água no Sertão de Pernambuco "

Deixe seu Comentário, de Fato é Muito Importante

Deixe seu comentário sobre o blog vadilson oliveira...!

PUBLICIDADE