terça-feira, 30 de julho de 2013

Raio X da morte: Água contaminada pode fazer mais vítimas do sertão. Veja o quadro:

Como o blog noticiou, segundo a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, o Sertão do Pajeú (PE) está em estado de alerta.
A X Geres é a regional de maior registro de frequência de casos de diarreia aguda nessa ano de 2013. Os hospitais estão lotados de pacientes infectados.

A diarreia aguda é causada pelo fornecimento de água de má qualidade, com presença de fezes. Há suspeitas de que a captação de água direto nas barragens, sem tratamento, para socorrer comunidades afetadas pela falta de abastecimento está causando esta situação. Duas mortes no Alto Pajeú, segundo o blog apurou, podem ter acontecido em decorrência do problema. Em Afogados, há relato de uma criança que teria morrido em decorrência do problema. 
Mas o problema pode ser ainda ais grave, pois há subnotificações e casos de morte que podem não ter entrado na estatística oficial. Segundo Afonso Cavalcante, da Diaconia, prefeitos e gestores de saúde foram alertados do problema quando das primeiras notificações. Não fizeram nada.
Uma Audiência Pública com o tema “Garantia do suprimento de água à população do território do Pajeú com foco na qualidade da água que está sendo fornecida” acontece nesta quarta (31), às 9hs, no Cine São José em Afogados da Ingazeira. A realização é do Ministério Público Estadual e Sociedade Civil Organizada.
Em vermelho, as cidades onde foram constatados casos,que integram uma verdadeira epidemia. Em amarelo, cidades em zona de alerta.
O Blog teve acesso ao quadro da disseminação do problema no Sertão. As regionais Arcoverde e Afogados da Ingazeira são as que tem o maior número de cidades identificadas como áreas de zona epidêmica, com muitos casos registrados. Na  regional de Arcoverde, a própria Arcoverde, além de Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Pedra,  Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga e Venturosa estão com muitos registros de casos de diarreia aguda  e integram a zona de maior risco. Inajá, Jatobá e Petrolândia estão em zona de alerta.
Na regional de Afogados da Ingazeira, além da própria cidade, que lidera o ranking,Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, São José do Egito e Tuparetama estão na zona epidêmica grave. Em zona de alerta, Brejinho, Quixaba e Santa Terezinha. Só Tabira está fora da zona de risco.
Na área da XI Geres, Floresta e Serra Talhada estão como zona epidêmica, no ranking mais preocupante. Todas as demais estão em área de alerta. 




Nill Júnior
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o blog vadilson oliveira...!