sábado, 27 de agosto de 2011

Furacão Irene chega à costa leste dos Estados Unidos.

Centro Nacional de Furacões classifica agora o Irene como de categoria 1.Cerca de 2 milhões de pessoas foram orientadas para sair de casas.

Furacão Irene atinge a Carolina do Norte (Foto: Jose Luis Magana/AP)Furacão Irene atinge a Carolina do Norte (Foto: Jose Luis Magana/Reuters).
O furacão Irene, que deixou pelo menos seis mortos em sua passagem pelo Caribe, chegou à costa leste dos Estados Unidos por voltas das 8h deste sábado (27), no horário local (9h, no Brasil). Ao todo, sete estados no país estão em emergência. Cerca de 2 milhões de pessoas foram orientadas a sair de casa, entre elas, o presidente norte-americano, Barack Obama, que interrompeu as férias na região. 


Os ventos máximos sustentados pelo furacão atingem a velocidade máxima de 140 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos. Mais cedo, o furacão foi classificado como de categoria 1 – de menor intensidade (em uma escala que vai até 5) -, de acordo com o NHC. 

Este é o primeiro ciclone que chega ao território dos EUA desde que 'Ike', em 2008, tocou terra em Galveston, no Texas. O Irene começou a a castigar nesta sexta-feira (26) o litoral da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, com fortes ventos, chuvas torrenciais e ressaca. As condições do clima têm piorado desde a madrugada deste sábado e o furacão já causa inundações e quedas de energia generalizadas.

Mais de 250 mil pessoas estão sem energia. O furacão deve chegar à Nova York neste fim de semana. Na região, todo o transporte público foi interrompido e 250 mil pessoas terão de deixar suas casas. Pontes e túneis foram interditados e há risco de corte de energia.
Está vigente um aviso de furacão (passagem do sistema em 36 horas) desde Nova Jersey e Nova York até a costa de Massachusetts, incluindo as ilhas de Martha's Vineyard e Nantucket. Permanece em vigor uma vigilância de furacão (passagem em 48 horas) para o norte de Sandy Hook, em Nova Jersey, até a desembocadura do rio Merrimack, em Massachusetts.

furacão Irene (Foto: AP) 
Furacão Irene causou a morte de, pelo menos,
seis pessoas  (Foto: AP).

Voos canceladosDiversas companhias aéreas cancelaram voos entre este sábado e domingo (28) à costa leste do país e todos os previstos para Nova York. Entre as companhias que mudaram os planos de voos estão Air France, American Airlines, AirTran Airways, JetBlue Airways, Delta Air Lines e Southwest Airlines. Ao todo,  5 mil voos foram cancelados.

No caso da Air France, foram suspensos também neste sábado os voos para Washington. Com destino a Boston, no entanto, não houve cancelamentos. Para o domingo, a situação deve se inverter nas duas localidades, pelo menos no que diz respeito aos voos da Air France.

O presidente americano, Barack Obama, decretou estado de emergência na Carolina do Norte, Nova York, Virgínia e Massachusetts, estados em que está previsto a passagem do furacão nas próximas horas.


Ressaca 'extremanete' perigosaOs meteorologistas recomendaram aos moradores que tomem precauções porque Irene causará ressaca extremamente perigosa, que deve elevar o nível de água entre dois e três metros acima da média normal.

Após passar pela Carolina do Norte, o furacão se deslocará ao longo da costa nordeste dos Estados Unidos e afetará muitas cidades que se encontram na área, informou o meteorologista Félix García, do NHC.

A população de Nova York aguarda a chegada do furacão Irene, que pode alcançar a cidade neste final de semana e ser classificado como o mais intenso da história das medições do NHC.

Segundo o instituto, o Irene chegou a alcançar nesta sexta o nível 3 na escala Saffir-Simpson, com ventos a uma velocidade de 170 km/h, e chegou a possuir a mesma categoria do Katrina - o furacão que devastou Nova Orleans em 2005, com 1.700 mortos.
(*) Com informações das agências de notícias Efe e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o blog vadilson oliveira...!