terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Epidemia de dengue ameaça sete cidades pernambucanas

Dos 48 municípios brasileiros que estão em situação de risco para ocorrência de surto de dengue, sete são pernambucanos: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Camaragibe, Floresta, Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe.
A informação consta no Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), uma espécie de mapa da doença no Brasil, divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Ministério da Saúde. Em parceria com as secretarias de saúde municipais, o trabalho foi realizado entre outubro e novembro. O período que antecede o verão é considerado por especialistas como bastante propício para a proliferação dos casos da doença.

Nas cidades classificadas como situação de risco, a mais grave das três classificações estabelecidas, os técnicos encontraram larvas do mosquito em mais de 3,9% dos domicílios visitados. Durante a solenidade de apresentação do trabalho, em Brasília, o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, informou que o índice igual ou superior a 4% das residências com infestação é considerado de risco, seguindo padrões internacionais.

"Já onde a situação é satisfatória, a gente tem que fazer um alerta: estamos em dezembro, a tendência em janeiro, fevereiro e março é crescer. A situação só será satisfatória quando (o município) atravessar o ano inteiro assim, em baixo risco", ressaltou Jarbas Barbosa.

O Ministério da Saúde estabelece três classificações: satisfatória, estado de alerta e situação de risco. Na melhor situação, larvas do mosquito foram detectadas em menos de 1% dos domicílios visitados. O nível intermediário quer dizer que o índice de infestação variou entre 1% e 3,9% das residências.

O levantamento foi realizado em 561 cidades brasileiras. Dos municípios em fase crítica para o surgimento de surto (8,6% do universo pesquisado), três são capitais: Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT). Outras 14 capitais estão em alerta, um estágio antes da situação de risco. O Recife é uma delas. Na divisão por região, o Nordeste concentra 23 municípios em situação de vulnerabilidade, quase metade do total das cidades em situação de risco.

O secretário-executivo de Vigilância em Saúde de Pernambuco, Eronildo Felisberto, vê como positivo a divulgação do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti nessa época do ano. "É extremamente importante num momento que a população fica um pouco desligada do problema. No verão, aumenta a necessidade de armazenar água. E o combate à doença depende muito da participação da sociedade", afirmou.

Embora Pernambuco tenha figurado com sete cidades em situação de risco, ele acredita que a situação no Estado poderia ser ainda mais complicada. "Investimos este ano cerca de R$ 4,5 milhões no Plano Estadual de Contingência da Dengue. Esse montante representa 51% do orçamento da Secretaria Estadual de Saúde para a vigilância em saúde", informou. Em relação ao ano passado, o Estado registrou uma queda de 39,59% nos casos de dengue este ano.



Por:Vadilson Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o blog vadilson oliveira...!