quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ofício da Secretaria de Educação de Pernambuco traz erro de português

Um ofício da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco direcionado às Gerências Regionais de Educação sobre a greve nacional circulou com um erro de português: a palavra 'paralisação' foi escrita com a letra z.
A falha foi notada por professores de uma escola da Mata Sul do estado, que encaminharam o comunicado através da ferramenta VC no G1, nesta terça-feira (23). "Um vexame!”, descreveu um dos professores, que não quis se identificar com medo de represália.


O trecho com o erro está no segundo parágrafo do ofício circular n° 13/2013, divulgado na última sexta-feira (19), assinado pelo secretário de Educação, José Ricardo Wanderley Dantas de Oliveira. "O Governo do Estado valoriza o magistério e trabalha pela busca contínua de uma remuneração cada vez melhor para os servidores da educação, mas discorda da forma como a mobilização vem sendo conduzida, uma vez que aqueles que deveriam zelar pela missão de privilegiar a educação dos nossos jovens são os envolvidos na proposta de paralização (sic) das aulas nos próximos dias 23, 24 e 25 de abril", diz o trecho.

Em nota, a  Secretaria Estadual de Educação informou que a falha se deu por conta de um erro de digitação.

O professor de português Vicente Santos explica que a palavra "paralisação" é derivada do verbo "paralisar", que, por sua vez, é da mesma família que o substantivo "paralisia", portanto, todas são escritas com 's'.

Mobilização
A rede estadual de ensino aderiu à paralisação nacional de professores, que começou nesta terça (23) e deve seguir até a quinta (25). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), 65% das escolas estaduais da Região Metropolitana do Recife estão sem aulas. O número oficial no interior do estado ainda não foi informado. A Secretaria Estadual de Educação, por sua vez, informa em nota oficial que "as aulas aconteceram normalmente em 74% das unidades de ensino. A Secretaria alerta aos pais e alunos que as aulas estão mantidas nesta quarta (24) e quinta (25)".
Trabalhadores em educação das redes municipais de Olinda e Jaboatão dos Guararapes também cruzaram os braços. As categorias afirmam que 80% e 95% dos professores, respectivamente, aderiram à paralisação. Ainda houve greve em escolas da rede municipal do Recife, no entanto o G1 não conseguiu entrar em contato com o sindicato até a publicação desta reportagem.

Os professores reivindicam reajuste no piso, plano de carreira, implantação do Plano Nacional de Educação, melhores condições de trabalho, entre outras. O governo estadual informou que as faltas serão descontadas do salário.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o blog vadilson oliveira...!