terça-feira, 26 de abril de 2011

MORRE EM SP O EX-DEPUTADO JOSÉ MENDONÇA BEZERRA.


O ex-deputado federal José Mendonça Bezerra morreu nesse domingo (24), às13h30min, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com complicações decorrentes de uma infecção generalizada. Ele estava internado na instituição desde o último dia 13, com quadro de infecção, após uma cirurgia realizada para retirada de um tumor.
O velório acontece na Assembléia Legislativa de Pernambuco, em Recife, até a tarde desta segunda (25). O sepultamento de José Mendonça Bezerra será no município de Belo Jardim, sua cidade natal, onde será novamente velado. O enterro está marcado para a próxima terça-feira (26), em horário ainda a ser definido pela família.

Mendonça era pai do ex-governador pernambucano Mendonça Filho. Formado em Direito, Mendonça Bezerra foi também deputado estadual (nos anos 1960). Ele se elegeu sete vezes deputado federal, a última em 2006, pelo então PFL (hoje DEM). Em 2010, decidiu não se candidatar.
José Mendonça Bezerra, nasceu em Belo Jardim em 1936. Filho de família humilde – João Bezerra Filho e Teresa Bezerra de Mendonça – custeou os próprios estudos para se formar em direito na Faculdade de Direito de Pernambuco, aos 27 anos. A vida política começou em 1966, como deputado estadual, logo na primeira eleição parlamentar após o início do período militar.  Na Assembléia Legislativa de Pernambuco, conviveu com nomes como Miguel Arraes de Alencar, de quem veio a se tornar amigo.
Em 1994 se candidatou à reeleição, ao mesmo tempo em que lançou seu filho Mendonça Filho para deputado federal. Os dois se elegeram. Neste mesmo ano,foi responsável pela união entre os então adversários PFL e PMDB, fato este que lhe deu o título de ′pai da aliança União por Pernambuco` que, quatro anos depois, conseguiria eleger Jarbas Vasconcelos governador, derrotando Miguel Arraes.
Após 34 anos de mandato federal, José Mendonça decidiu, na eleição de 2010, não mais disputar o mandato. Casado com Estefânia Moura deixa seis filhos – Mendonça Filho, Isabela, Andre, Carla, Danilo, Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o blog vadilson oliveira...!