segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dilma supera Lula em popularidade

Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente do Brasil, registra popularidade recorde após um ano de mandato, superando a todos seus antecessores neste período de gestão, incluindo a seu mentor político, Luiz Inácio Lula da Silva.
É o que aponta uma pesquisa do instituto DataFolha, divulgada ontem.

Dilma, de 64 anos, que assumiu suas funções em janeiro de 2011 para substituir Lula (2003-2010), conta com a confiança de 59% dos brasileiros, que consideram que sua gestão é excelente ou boa, contra 49% que afirmaram ter esta mesma opinião há seis meses, segundo a pesquisa.


Ao finalizar o primeiro ano de seu primeiro mandato (Lula exerceu por dois períodos), o ex-metalúrgico e sindicalista, destacado por seu carisma e simpatia, obteve 42%, enquanto que no segundo mandato, sua popularidade neste mesmo período foi de 50%.


O antecessor de Lula, o social-democrata Fernando Henrique Cardoso, obteve 41% de aprovação no primeiro ano, contra 16% no segundo. Itamar Franco obteve 12% e Fernando Collor de Mello, primeiro presidente eleito democraticamente após a ditadura (finalizada em 1989), 23%, apesar de ele ter sido destituído por corrupção três anos depois.


Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, a economia é o fator determinante para a popularidade de Dilma. “A população observa a forte crise internacional e vê que ela não está golpeando a economia nacional”, opina.


A imagem pessoal de Dilma, uma ex-guerrilheira que combateu a ditadura (1964-85), também melhorou: atualmente 72% das pessoas entrevistadas creem que ela é “decidida”, 80% “muito inteligente” e 70%, a veem como “sincera”.


Nos últimos meses, o combate à corrupção no país já determinou a saída de seis ministros. “Dilma se mostrou firme durante as crises e não vacilou ao ter que tomar decisões difíceis de maneira rápida”, destacou Paulino.


A pesquisa Datafolha foi realizada entre 18 e 19 de janeiro entre 2.575 pessoas e sua margem de erro é de 2 pontos percentuais.



Por:Vadilson Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o blog vadilson oliveira...!