sexta-feira, 15 de junho de 2012

Filha de prefeito morre e Gravatá, PE, cancela festas do fim de semana

Em virtude do falecimento da filha do prefeito de Gravatá, a programação de festejos juninos desta sexta-feira (15) e sábado (16), foi cancelada na cidade, que fica no Agreste de Pernambuco.
Maria Luisa Valença, 16 anos, filha de Ozano Brito Valença e da secretária de Ação e Desenvolvimento Social e primeira dama Maria Dulce Leal, morreu na manhã desta quinta (14), vítima de meningite bacteriana, segundo a Secretaria de Saúde do Recife. A Prefeitura ainda não definiu se atrações programadas para este final de semana serão remanejadas. O calendário junino para os dias 21, 22 e 23 de junho está mantido.

Maria Luisa estava internada em um hospital no Recife, onde morava e estudava, desde a noite da segunda-feira (11), quando começou a se queixar de dores. A Prefeitura de Gravatá decretou três dias de luto no município. O velório está sendo realizado no cemitério Morada da Paz, no Recife. Na sexta, o corpo será cremado às 10h.

PrevençãoA Secretaria de Saúde do Recife foi notificada sobre a morte. Ainda nesta quinta, a Vigilância Epidemiológica da cidade foi à casa e à escola da jovem para medicar pessoas que tiveram contato com ela nos últimos dias. "Nós medicamos 16 pessoas da família dela e seis adolecesntes da escola, inclusive o namorado, com rifampicina, que é um antibiótico bactericida disponibilizado pelo Ministério da Saúde", explicou a diretora de Vigilância à Saúde do Recife, Adeilza Ferraz.

De acordo com a diretora, o protocolo do Ministério da Saúde orienta que a medicação seja aplicada apenas em pessoas que tiveram um contato mais próximo com o doente. "Não é preciso fechar escola, por exemplo, apenas saber com quem ela teve contato e medicá-los. E o Ministério só indica medicação coletiva quando o caso ocorre com crianças menores de cinco anos que convivem em aglomerados fechados, pelos hábitos de compartilhar copo, comida, chupeta", disse.

AlertaA meningite pode ser causada por bactéria ou vírus. A diferença entre as formas da doença é que no caso da bacteriana, que é mais grave, os familiares e pessoas próximas da vítima precisam receber acompanhamento médico. Ambas são transmitidas por vias aéreas, como tosse, espirro e saliva.

Os principais sintomas da meningite bacteriana e viral são parecidos: febre alta súbita, vômitos em jato, rigidez na nuca e dor de cabeça intensa. Ao apresentar esses sinais, o doente deve ser levado imediatamente ao posto de saúde.

De acordo a diretora, de janeiro a junho de 2011, a Secretaria de Saúde do Recife registrou dez casos de meningite e cinco óbitos. Neste mesmo perído em 2012, já foram confirmados nove casos da doença. Dois óbitos, incluíndo o de Maria Luisa, estão sob investigação. "Temos certeza que a morte foi causada pela meningite bacteriana, só estamos esperando o resto dos exames laboratoriais para saber se foi meningite meningocócica, que mata em até 48 horas", falou.




G1





Por:Vadilson Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o blog vadilson oliveira...!