sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Proteja-se dos vírus no Facebook.

O Facebook é a rede social do momento no Brasil e no mundo. Responsável por eliminar o Orkut da vida dos usuários, o Facebook ganhou popularidade rapidamente e, assim como outros programas na Internet, passou a sofrer com ataques e possibilidades de vírus invadindo nossos computadores.


Já são vários os casos de vírus reportados via Facebook. Um dos mais impactantes foi divulgado no New York Times e atingiu cerca de 800 mil usuários. O vírus infecta ao mostrar uma falsa marcação de um perfil em um post. Ao clicar para checar o conteúdo, o usuário é levado a um download de extensão para ver um vídeo e nesse momento é infectado.
Este vírus dava acesso a tudo que a pessoa tem armazenado em seu navegador, inclusive senhas salvas e dados importantes que foram digitados. Foi preciso que empresas que criaram os navegadores (Google e Mozilla, por exemplo) criassem atualizações que impedisse a extensão de funcionar.
Outros vírus já conhecidos aparecem nos anúncios do Facebook. Na coluna da direita, surgiam propagandas de pessoas que ficaram ricas em um curto espaço de tempo, com o endereço de referência para o site "googledrive.com". Ao clicar e baixar o programa, o usuário ativa o malware que insere banners de propaganda na tela do Facebook, além de espalhar o mesmo vírus para os amigos em marcações indesejadas.
Fique atento também às postagens de pessoas que dizem que conseguiram mudar a cor do Facebook ou identificar quem acessou o seu perfil em um determinado período de tempo. São iscas para vírus, que podem prejudicar o seu computador e sua segurança online. Não há oficialmente como trocar a cor da rede social, nem acessar quem visitou seu perfil.
Diante de tantos riscos que corremos quando estamos conectados, a dica é sempre manter um antivírus ativo e atualizado. Entre as marcas estabelecidas estão Norton e Avast; algumas chegam ao mercado agora, como o antivirus brasileiro Psafe, que promete ser o melhor antivirus nacional. Outra dica é baixar e executar sempre o programa CCleaner, uma ferramenta poderosa que varre todo sistema e aplicativos para encontrar erros, vírus e eliminar arquivos que possam deixar seu computador mais lento.
A segurança é fundamental na Internet. Em caso de um post ou link duvidoso, não clique! Evite sempre baixar arquivos desconhecidos.

Um comentário:

  1. galera não se liga que tem que usar antivírus ne por isso pega essas merdas ai eu nunca pego pq além de n ser tanso eu uso o psafe antivírus. bem mais neee. gente tansa.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre o blog vadilson oliveira...!