domingo, 24 de novembro de 2013

No Sertão, estiagem faz moradores enfrentar filas para conseguir água.

Solidão-PE, também vem sofrendo com a estiagem
No Sertão de Pernambuco, vários municípios estão sofrendo com a estiagem prolongada que levou várias barragens da região ao colapso. Em Santa Terezinha, há um ano, as torneiras das casas estão vazias. Os moradores precisam enfrentar longas filas, para conseguir um pouco de água.
Diversos carros-pipa são encontrados nas ruas do interior de Pernambuco. Eles são o único meio de abastecimento de água em várias cidades da região, entre elas,Triunfo, Tabira, Santa Terezinha, Itapetim e Brejinho, além dos distritos de Ibitiranga em Carnaíba e Borborema em Tabira.
Das cinco cidades e dos dois distritos que se encontram em colapso, Santa Terezinha é uma das que mais sofre. Segundo moradores há mais de um ano eles estão sem áagua nas torneiras. “Eu moro no sítio e levo água para minha casa, para minha família, e ainda preciso levar para a casa dos meus pais. Há um ano estou fazendo isso”, conta o agricultor Fábio Pereira.
Para levar uma quantidade maior de água, parte dos moradores precisam improvisar em  carroças com reservatórios para tentar facilitar o transporte. Alguns esperam em filas para tentar pegar água, mesmo não abastecendo no mesmo dia, eles deixam os baldes na fila para aguardar novamente os carros-pipa voltarem. “Quando não dá para pegar, a gente precisa colocar os baldes na fila, e se não dá para pegar no mesmo dia, já guardamos lugar na fila e pegamos no outro dia”, explica a professora Sandra Amara.
Segundo a coordenadora regional da Compesa, Rúbia Magalhães, o abastecimento dessas cidades vai continuar sendo feito por meio de carros-pipa. ”Permanecendo esse período de estiagem, infelizmente não existe outra saída, porque nós tinhamos 18 barragens que compõem essa regional, 16 entraram em colapso total. Hoje só sobraram as barragens do Rosário e do Chinelo, que fica em Carnaíba”, diz.
A coordenadora explicou ainda que com a chegada da Adutora do Pajeú em algumas cidades, os reservatórios serão encaminhados para outros municípios, para tentar aumentar o alcance da distribuição de água. “Tabira também está em colapso e está com algumas caixas, mas com a chegada da Adutora do Pajeú lá, a cidade sairá do colapso e poderemos reaproveitar esses reservatórios e atender melhor essas cidades que ainda continuam nessa situação”, conclui.
G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o blog vadilson oliveira...!